HOME    -    INSTITUCIONAL   -    PROCEDIMENTOS    -    NOTÍCIAS    -    PACIENTES E FAMILIARES    -    CONTATO

  PROCEDIMENTOS  | Atuação no combate ao câncer
     
  As células que constituem nosso organismo se dividem e morrem de maneira ordenada, porém quando há alguma alteração no controle das células, estas passam a se multiplicar de forma desordenada, perdem sua função, ganham outras, invadem o lugar das células normais e causam o câncer ou neoplasia.



O COI conta com uma equipe especializada para o tratamento e acompanhamento de doenças Neoplásicas e Hematológicas. O tratamento acontece em diversas frentes:

- Quimioterapia intravenosa, oral, intratecal, subcutânea e intramuscular: São medicamentos aplicados em geral por via endovenosa e oral (pelas veias ou tomados por boca) que agem no ciclo celular impedindo que as células se multipliquem, destruindo as células doentes. Existem muitos quimioterápicos para cada doença, alguns mais específicos para determinada doença e outros menos. Todos têm efeitos desejáveis, que é impedir a progressão do tumor e efeitos colaterais indesejáveis, que variam muito com o medicamento.

- Exame de coleta de Aspirado de Medula Óssea para Mielograma e Biópsia: após avaliação e solicitação médica.

- Imunoterapia

- Transfusões de glóbulos vermelhos e plaquetas enquanto a medula não recupera a capacidade de produzir e maturar as células do sangue.