HOME    -    INSTITUCIONAL   -    PROCEDIMENTOS    -    NOTÍCIAS    -    PACIENTES E FAMILIARES    -    CONTATO

  PACIENTES E FAMILIARES | Informações importantes para pacientes e familiares
     
 
    CORPO CLÍNICO

Oncologia
A oncologia, também conhecida como cancerologia clínica, é a área da medicina que estuda e trata os tumores malignos.
Embora existam muitos tipos de câncer, todos eles começam devido ao crescimento anormal e fora de controle das células, o que é conhecido como neoplasia. A oncologia aborda a forma como cada câncer se desenvolve no organismo e o tipo de tratamento mais adequado para cada um deles.

O oncologista é o médico especializado a quem cabe diagnosticar e acompanhar o paciente e sua família, durante e após o tratamento oncológico, procurando sempre a melhor terapêutica com o máximo de qualidade de vida.

No Centro Oncológico Itabira o médico Oncologista atua em conjunto e integrado a equipes oferecendo a melhor assistência ao paciente.

A partir do envolvimento e do compartilhamento das ações integradas dessas equipes, buscamos uma assistência individualizada e segura, respeitando as necessidades e a história de vida de cada paciente, para quem serão indicados os tratamentos mais adequados entre cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
Independentemente da escolha do melhor tratamento, o fato é que uma grande mudança ocorreu nos últimos 20 anos: a melhoria na qualidade de vida dos portadores de câncer. Mesmo quando a doença não está mais localizada, o paciente pode passar períodos muito longos com a doença controlada, recebendo remédios de baixa toxicidade e preservando seu estilo e qualidade de vida.

Médicos

Dr Marcos Miranda - Oncologia CRM 47155

Dr Jayme Henrique Dias Dolabella - Oncologia CRM 40452



Hematologia
A hematologia é uma especialidade médica que investiga, avalia e trata as doenças do sangue e da medula óssea. Diferentemente da medula espinhal, a medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção de três linhagens de células que fazem parte do sangue e do sistema imunológico: as hemácias (ou glóbulos vermelhos), que levam oxigênio para os tecidos; os leucócitos (ou glóbulos brancos), que fazem a defesa do organismo contra agentes infecciosos; e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.

Os hematologistas são os médicos que lidam com as doenças relacionadas a esses elementos e aos órgãos onde eles são produzidos. Essas doenças podem ser malignas, como leucemias, mielomas múltiplos, mielodisplasias, linfomas e outras, ou benignas, como anemias, doenças relacionadas às plaquetas, aplasia de medula, distúrbios da coagulação, entre outras. Os hematologistas também são responsáveis pela indicação e realização dos transplantes de medula óssea.

Médicos

Dra Marielle Tomás de Pinho Coellho – Hematologia CRM - 49115

 
    ENFERMAGEM

A enfermagem é peça-chave e determinante no tratamento oncológico. Cuidar, em enfermagem, significa conviver e conhecer profundamente a história de vida de cada paciente, dominar as características, sinais e sintomas das doenças, os tipos de tratamentos e seus efeitos colaterais, planejar e realizar intervenções para as melhores respostas e avaliar os resultados obtidos.



A equipe de enfermagem do Centro Oncológico Itabira é formada por profissionais qualificados, que trabalham junto a equipes, oferecendo um atendimento amplo, individualizado e assertivo.

Nossos enfermeiros trabalham de maneira próxima e acolhedora, oferecendo um cuidado integral ao paciente, antes, durante e após o tratamento. Com a assistência de enfermagem, cada paciente oncológico é motivado a compreender e a colaborar com a terapia proposta e a vivenciar as etapas de reabilitação e retorno à sua rotina. Uma assistência que se estende aos familiares, que recebem todo tipo de orientação e informações pertinentes e necessárias para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Nossos colaboradores do setor de enfermagem recebem atualização profissional e participam ativamente da Comissão de Controle de Infecção.
 
    FARMÁCIA

A Farmácia Oncológica ampliou sua área de atuação no universo da Oncologia, agregando qualidade na farmacoterapia e em toda a cadeia de assistência ao paciente.



Existem processos extremamente rígidos no gerenciamento dos medicamentos que entram em nossas clínicas, que vão desde a avaliação dos fornecedores até a pós-aplicação dos medicamentos em nossos pacientes.

A manipulação dos medicamentos antineoplásicos é realizada em ambientes controlados, segundo as normas nacionais e padrões internacionais de qualidade.

Nessa etapa, nossos farmacêuticos especializados em oncologia e toda a equipe de farmácia são fundamentais no controle de qualidade do produto manipulado.

O processo se inicia com a checagem da prescrição médica, avaliação e intervenção farmacêutica, escolha correta do medicamento a ser preparado, bem como do diluente e do material corretos.

Todos os produtos passam por um rigoroso processo de higienização asséptica. Somente, então, são manipulados pelos farmacêuticos, em equipamentos específicos de controle ambiental que garantem a esterilidade e as características originais dos medicamentos.



Dessa forma, as manipulações são realizadas somente no dia da aplicação, de modo que a eficácia e a segurança do medicamento sejam mantidas.

Todos esses processos são fundamentais para que o medicamento certo chegue para o paciente certo e com todo o padrão de qualidade, garantindo segurança no atendimento ao paciente.