HOME    -    SOBRE    -    SERVIÇOS    -    CLIENTES    -    ORÇAMENTO    -    COMO CHEGAR    -    CONTATO

  NOSSOS SERVIÇOS | Porque contratar a NOVA Saúde & Segurança do Trabalho
     
 
    PCA - Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) ou Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA), refere-se a um conjunto de ações que tem por objetivo minimizar os riscos auditivos, evitando assim o desencadeamento e/ou agravamento da perda auditiva relacionada ao trabalho.

Plano de Ação

Reconhecer e Avaliar a situação da empresa

• Conhecer a rotina de trabalho

• Identificar os riscos que possam afetar a audição

• Conhecer a saúde auditiva individual (estudo dos prontuários)


Medidas de Proteção Coletiva

• Trabalhar com a equipe envolvida

• Controle da emissão na fonte


Medidas de Proteção Individual


• Seleção, indicação e adaptação de equipamento de proteção individual adequado aos riscos

• Conscientização da necessidade e acompanhamento do uso


Gerenciamento Audiométrico

• Padronização dos procedimentos

• Acompanhamento da Saúde Auditiva dos Trabalhadores

• Realização de avaliações audiométricas ocupacionais, anualmente para funcionários com resultados normais e semestralmente para funcionários com resultados alterados

• Informar ao médico responsável o desencadeamento de perdas auditivas ou agravamento das já existentes


Educação, Conscientização e Motivação


• Envolver os trabalhadores na implementação do programa, informando, treinando e motivando
Controle do Programa

• Registro das informações e sistematização dos dados obtidos nas etapas anteriores

• Avaliar a eficácia do programa a partir dos resultados dos exames audiométricos individualmente e por setor.
 
 
     
  << Clique aqui para voltar